11/10/20

Uma stout em Brixton

Foto: Ewan Munro (Wikimedia Commons, daqui, modificada por mim)
No início dos anos 90, já não sei bem em que ano, estou eu sentado ao balcão numa discoteca jamaicana em Brixton, já às tantas da manhã, muito sossegadinho a beber um quartilho de stout, quando chega ao pé de mim um rudeboy que me dá uma palmada nas costas e me diz assim, com um ar que eu não sabia se devia entender como ameaçador ou não: 
 – Eh pá, tu és português, de certeza! 
– Pois sou – respondi eu – como é que sabes? 
– Paga lá uma cerveja, vá! 
Nunca antes, no estrangeiro, me tinham adivinhado a nacionalidade. Muita gente tentou, mas nunca ninguém acertou. «Esta malta da Jamaica tem truques, pá...», pensei eu, e paguei-lhe mesmo a cerveja.
Soube no dia seguinte que era uma zona de emigrantes portugueses. À zona de South Lambeth, no sul de Londres (ou seja, a zona entre Brixton, Vauxhall e Stockwell) costuma até chamar-se Little Portugal. Havia cafés portugueses e restaurantes portugueses e, enfim, era provável que, naquela zona da cidade, um gajo com a minha pinta fosse português. De maneira que isso de bruxedos, enfim…






Sem comentários: