18/01/23

Patrimónios mundiais


Duas fotos de cima: catedral de Gelati, perto de Kutaisi
Terceira foto: o mosteiro de Jvari, Mtskheta
Quarta foto: uma das entradas da catedral de Svetiskhoveli, Mtskheta
Há dois lugares que são património mundial da UNESCO que eu creio que visitei, mas não tenho a certeza absoluta: o centro histórico de Guimarães e os templos de água de Bali. Sei que estive em Guimarães, mas não me lembro bem onde estive, e sei que vi templos com jardins de água em Bali, mas não sei se eram os que devia ter visto… Há outros desses lugares onde sei que estive, mas não me lembro de grande coisa: o parque nacional do lago Maláui (chama-se lago Niassa em Moçambique, mas vá, eu acedo a chamar-lhe lago Maláui), no Maláui; a parte velha da cidade de Québec, no Canadá; e o porto de Karlskrona, na Suécia. Sei que vi, em França, os monumentos romanos de Arles, a ponte do Gard e o centro histórico de Avignon, mas não foi com muita atenção. Estive na parte antiga de Santiago de Compostela, em Espanha, mas também já não me lembro muito bem. Conheço La Chaux-de-Fonds, na Suíça, mas confesso que não sei se lá vi o que devia ter visto. A Torre de Belém e o mosteiro de Alcobaça, só os conheço por fora, e passei em Elvas e vi as suas muralhas, mas sem grande demora. Visitei o convento e o palácio de Mafra, mas sem visitar a tapada…

Também há, porém, vários desses lugares a que fiz visitas turísticas normais: o convento de Cristo em Tomar e a Universidade de Coimbra; o palácio de Kronborg, a catedral de Roskilde e as falésias brancas de Stevn, na Dinamarca; a cidade do Cuzco e o Machu Pichu, no Peru; o Grande Zimbábuè e as cataratas de Victoria, no Zimbábuè; o centro de Salvador e a cidade de Ouro Preto, no Brasil; a Grand Place de Bruxelas, na Bélgica; a cidade fortificada de Carcassone, em França; Göreme na Capadócia e as ruínas de Éfeso, na Turquia; e a igreja de Svetiskhoveli em Mtskheta e a catedral de Gelati, na Geórgia.

Outros visitei-os muitas vezes, posso dizer que os conheço bem: os Jerónimos e a Batalha, o centro do Porto, o centro de Évora, o Mar Frísio (sobretudo a parte dinamarquesa, mas não só) e a Ilha de Moçambique. E há quatro que posso dizer que conheço muito bem: o centro histórico de Sucre e a cidade de Potosí, na Bolívia; as margens do Sena em Paris; e, sobretudo, a paisagem cultural de Sintra.

Acho que nunca fui a um sítio por ele ser património da UNESCO e, na maior parte dos casos, ao visitar um sítio desses, nem sequer sabia que ele estava assim classificado. Também nem sempre os sítios que são património mundial da UNESCO são/foram os que mais me agrada(ra)m num determinado país ou região. Mas compreendo o seu valor e compreendo que possam advir benefícios da classificação.

Enfim, de tantas coisas bonitas e interessantes que há para ver neste mundo, sejam elas património mundial da UNESCO ou não, tão poucas que vi ainda, tão poucas que hei de ver…



Sem comentários: