30/11/23

Picuinhices 1: uma autocrítica

A história do filme The Moderns (Alan Rudolph, 1988) passa-se em 1926, mas alguém põe a tocar num gira-discos a canção «Parlez-moi d’amour», por Lucienne Boyer, que só foi gravada quatro anos mais tarde.
No romance Les Oubliés du dimanche (Valérie Perrin, 2015), num casamento a 13 de fevereiro de 1985, dança-se ao som do álbum Sign o’ the times, de Prince, que saiu a 30 de março de 1987.
Estes anacronismos não têm importância absolutamente nenhuma, nem para o filme nem para o romance e acho que não devem aborrecer ninguém. O que me devia aborrecer é reparar neles e ficar a pensar nisso, e depois ter de ir verificar se me enganei ou não. O que devia aborrecer-me — e muitas vezes aborrece de facto as pessoas à minha volta — é eu ser assim picuinhas como eu sou. 
Mas, enfim, tenho pelo menos um pretexto para aqui pôr a cantiga de Jean Lenoir, que é uma pequena obra-prima da canção popular do séc. XX. 
       

Sem comentários: